Imprensa

Comunicados de prensa

Imagem ilustrativa do conteúdo, sem valor semântico

Livro Educação em Movimento, volume 2, é lançado em Brasília

Obra da Undime, editada e publicada pela Fundação Santillana, trata do percurso de implementação da BNCC

O volume 2, do livro Educação em Movimento, lançado nesta segunda-feira (23), em Brasília, apresenta um histórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) até os novos currículos. A publicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), foi organizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e pelo vice-presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, com coordenação geral de Maria Edineide de Almeida Batista, coordenadora institucional da Undime. A Fundação Santillana é a responsável pela edição e publicação.

O lançamento ocorreu durante a primeira reunião do Colegiado Ampliado da Undime de 2023, evento que reuniu dirigentes municipais de educação que compõem a diretoria executiva nacional, presidências e vice-presidências das seccionais.

Dividido em quatro partes, o livro intitulado “Educação em Movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos” conta com 18 artigos que teve a colaboração de 37 renomados especialistas da área da educação, entre educadores e gestores municipais. A obra começa tratando das discussões curriculares, os caminhos percorridos na construção da Base Nacional Comum Curricular, seus avanços e desafios.

O capítulo que trata da implementação dos novos currículos na rede municipal aborda as cinco regiões do país, separadamente. As modalidades da educação básica na BNCC, como os impactos na educação inclusiva, indígena, quilombola, à distância e para jovens e adultos, ganharam uma seção à parte.

Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, o livro faz um resgate do processo coletivo de construção de conhecimento e da prática do dia a dia das escolas. “Este segundo volume representa muito mais que um referencial teórico da BNCC. Ao longo dos capítulos, o leitor é levado a fazer um percurso crítico-reflexivo que pode ser trilhado de acordo com a vivência de cada um, com a sua atuação em prol de uma educação com qualidade social. Minha sugestão é que ela seja compartilhada pelas redes de educação e utilizada para discussões no cotidiano das escolas e com educadores”, afirma.

No último capítulo, os autores se dedicaram à análise do impacto das novas tecnologias sobre a BNCC, tratando de educação híbrida e inteligência artificial. Os subtemas de cada uma das partes em que a obra está dividida foram escritos por diferentes autores.

Alessio Costa Lima, relembra a efetiva mobilização da Undime e a ampla participação de educadores de todo país no processo de elaboração da Base. “Foram anos de debate e construção conjunta, onde efetivamente pudemos vivenciar, na prática, o regime de colaboração entre União, Estados e Municípios para a construção de um documento consistente que tem norteado a implementação dos currículos em todas as redes de ensino e escolas brasileiras, com todas as suas diferentes realidades, para que assim, possamos avançar na promoção da equidade da educação”, relata o vice-presidente da Undime.

Para o diretor da Fundação Santillana, Luciano Monteiro, a importância do livro vai além de um resgate do que é e como a BNCC impacta a educação. “A obra não é só um registro histórico ou uma reflexão, ela é uma mostra de pluralidade, da diversidade de pensamentos e opiniões. Na Fundação estamos trabalhando essas questões. Ano passado começamos o podcast sobre educação antirracista, coordenado pela ex-ministra Nilma Lino Gomes, que está tendo uma receptividade muito boa na escola pública e na escola privada também”, afirmou.

O livro “Educação em Movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos” terá um exemplar enviado para cada secretaria de educação de todos os municípios brasileiros, além disso, a versão virtual também ficará disponível no site da Undime e da Fundação Santillana para ser baixado. Link de acesso: https://homol.fundacaosantillana.org.br/publicacao/educacao-em-movimento-2-o-percurso-historico-da-bncc-ate-os-novos-curriculos/

A primeira edição do livro “Educação em Movimento: o direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia” foi lançada em 2021. Saiba mais aqui.

Registra tu e-mail para recibir nuestras novedades

Nuestras redes

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.